quarta-feira, 8 de março de 2017

{ da mulher }

para ti, mulher todos os dias !


este poema
embora escrito por um homem
diz tudo o que é ser mulher
.
 FM


As mulheres aspiram a casa para dentro dos pulmões
e muitas transformam-se em árvores cheias de ninhos – digo,
as mulheres – ainda que as casas apresentem os telhados inclinados
ao peso dos pássaros que se abrigam.
É à janela dos filhos que as mulheres respiram
sentadas nos degraus olhando para eles
 e muitas transformam-se em escadas
Muitas mulheres transformam-se em paisagens
em árvores cheias de crianças trepando
que se penduram nos ramos – no pescoço das mães –
ainda que as árvores irradiem cheias de rebentos
As mulheres aspiram para dentro
e geram continuamente.
Transformam-se em pomares.
Elas arrumam a casa
Elas põem a mesa
Ao redor do coração.



(Daniel Faria)

*

«O meu projecto de morrer é o meu ofício». Isto deixou escrito Daniel Faria, o poeta a quem a morte aconteceu cedo demais, com apenas 28 anos. Daniel Faria teria 46 anos, se fosse vivo. No centro da poesia de Daniel Faria está uma vocação mística, uma vocação a que não é estranha, evidentemente, a vocação religiosa do poeta, que morreu quando estava prestes a concluir o noviciado, em 1999, no Mosteiro Beneditino de Singeverga. E o poeta confessa: «Sei bem que não mereço um dia entrar no céu / Mas nem por isso escrevo a minha casa sobre a terra». Conta-se que quando lhe pediram, um dia, que traçasse um auto-retrato, Daniel Faria escreveu que era «um rosto que há-de vir».

33 comentários:

  1. Uma grande verdade em todas essas palavras do poeta Daniel Faria.
    Maravilhoso!
    Bjs Fê e um Feliz dia Internacional da Mulher.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  2. Fernanda ... já partilhei sua página na minha ... de hoje!
    Uma escolha maravilhosa num som que me faz sentir GRANDIOSA ... neste lento caminhar!
    Bj e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Cá estamos nós a comemorar um dia que na minha perspectiva não faz sentido.
    É simples o meu argumento: todos os dias são dias da mulher.
    Sei que esta frase é 'déjà vu' mas é a verdade.
    Beijinho, amiga.

    ResponderEliminar
  4. Emocionante a poesia do Daniel! E a canção que escolheu é a cara de todas as mulheres! bjs

    ResponderEliminar
  5. Feliz dia da Mulher.
    Que oficialmente é hoje, mas deve ser todos os dias :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o texto, as imagens delicadas...Valeu! FELIZ NOSSO DIA! bjs,chica

    ResponderEliminar
  7. Que bonito! Amei

    Beijinhos
    Feliz dia da Mulher

    ResponderEliminar
  8. Prima...
    Só tu para carregadas um poema tão sentido.Feliz dia minha prima
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  9. Parabéns minha linda
    Por todos os dias
    As guerreiras mulheres que somos.🙌🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    Amei o texto!😘🙏🏻

    ResponderEliminar
  10. Belíssimo querida amiga ,mulher é sem dúvida nenhuma um ser exuberante ,feliz dia das mulheres ,especialmente para você querida amiga ,beijinhos no coração.

    ResponderEliminar
  11. Querida Fernanda,

    Sim, um feliz dia da Mulher em todos os dias, com todas as responsabilidades e
    lutas diárias nas desigualdades ainda de um mundo machista.
    Apreciei muito o poema escolhido!!
    Deixo minha rosa de carinho para ti, que és uma Mulher de mil talentos e alma luminosa...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Um maravilhoso dia da mulher, hoje e todos os dias, para todas as mulheres!
    Beijo

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Amiga.
    Vim lhe desejar um feliz dia das mulheres. Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns, pelo Dia da Mulher! Parabéns pela bela postagem. Cordialmente. Lerte.

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia. Obrigado Fê pela partilha.
    De mulher para mulher, um abraço

    ResponderEliminar
  16. Conhecia o (belíssimo) poema, mas nada sabia do seu autor. E gostei de saber.

    Beijinho para ti e para todas as Mulheres todos os dias.

    ResponderEliminar
  17. "She" é a canção preferida do nosso Amigo Pedro Coimbra! :)

    Essa sensibilidade de Daniel Faria é algo que nos deixa surpreendidas. Poucos homens - e mais sendo ele ainda tão jovem - saberiam retratar o quotidiano feminino com tanta ternura. 'Pôr a mesa ao redor do coração' Que lindo!!

    Um grande beijinho querida Fernanda, neste dia e em todos os outros, nós merecemos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito especial para mim e para a minha mulher, Janita.
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Curioso, eu sinto-me como um rosto que há-de ir...
    sobre a ternura do Daniel?
    Percebe-se o filho...
    filho de uma mãe querida

    ResponderEliminar
  19. Os poemas que a prima encontra, sempre belos, de autores que desconhecia.
    As mulheres aspiram , pelo coração, é o Amor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. O dia de aniversário da minha mulher e o que seria também o dia de aniversário da Teté.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, maravilhosa homenagem a todas as mulheres, da minha parte os meus parabéns hoje e todos os dias.
    AG

    ResponderEliminar
  22. She - Violin é perfeito para ouvir e levitar juntamente com a melodia.
    AG

    ResponderEliminar
  23. Beleza de poema, não conhecia o poema e nem o autor.
    Fiquei conhecendo, Fernanda, obrigada, um bom restinho de semana!
    E meu abraço pelo 'Dia da Mulher', atrasado, mas vai bem, ainda.
    bjs

    ResponderEliminar
  24. Deveria ser uma "personalidade" muito interessante esse Daniel Faria !!! ... E justa essa tua homenagem a par da à Mulher !!!
    Já é lugar comer dizer-se que deveria ser todos os dias. Sim ! É verdade ! Isso será desvalorizar demasiado "o seu papel" ! :(
    A Mulher, Esposa, Mãe, Dona de casa, Avó, com tudo que cada um desses componentes representa, deveria ser colocada num pedestal e adorada pelo que representa, muito mais que ser "apenas" mulher !

    Beijinhos, Fernanda !

    ResponderEliminar
  25. O Poema é bonito. ... acho, que sempre respeitei todas as mulheres, não como mulheres, mas como Seres Humanos ... sou filho de mulher e pai de mulher, mulheres que são a presença do meu eu e o prolongar da minha essência, e não concebo que a minha filha possa alguma vez ser discriminada apenas por ser mulher.

    ResponderEliminar
  26. Aqui é a secretária da Dra.Helena, e meu nome é Vera Lúcia.
    Tenho entrado em contato com aquelas pessoas que privam da sua amizade, e tendo lido o seu comentário no blog a que tenho acesso, venho informar que a senhora sua mãe, D. Cidinha, foi submetida a uma cirurgia para colocação de ponte de safena, estando atualmente na UTI, conforme procedimento após uma cirurgia de risco.
    O Dr. Renato (seu sogro) está internado no mesmo hospital, e como já é uma pessoa “safenada” também está sob intensos cuidados médicos.
    A Sra. Aurora (sua sogra) também requer assistência por estar emocionalmente abalada. Como a sua idade já é um indicador de preocupação, apesar de não estar hospitalizada se mantém sob vigilância médica.
    Com tudo isto acontecendo, a Dra. Helena está se desdobrando para dar todo tipo de assistência a estas pessoas que lhe são tão caras.
    Muito obrigada por se fazer presente na sua vida.

    ResponderEliminar
  27. Obrigada por mostrar-me algo novo que não conhecia.
    Poema e autor.
    She - sempre She. Viver o que somos.
    joturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderEliminar
  28. Gostei das palavras da Daniela Faria poeta que não conhecia.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  29. Uma maravilhosa partilha, para assinalar este dia tão especial... e com um autor que desconhecia por completo...
    Adorei o poema! E adorei conhecer um pouco da sua história...
    Beijinhos, Fê! Bom domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
  30. Belíssimas as palavras do poeta, pena ter morrido tão novo, ainda bem que a Fê as relembrou.
    Um beijinho

    ResponderEliminar

o melhor lugar para tocar alguém será sempre o coração.

obrigada por estarem desse lado.