{ das sexygenárias }

* Hoje entrei no grupo das sexygenárias" 😉


Aos 20 anos imaginava-me a chegar aos 60 como uma velhinha simpática rodeada de netos. Felizmente não sou tão velhinha assim, mas infelizmente não tenho netos.
Não vou dizer que estou óptima para a minha idade, pois embora tenha dias em que me sinto mais nova, tenho outros que teimam em me lembrar a idade.

Um beijinho grato a todos que  através de mails, telefonemas e comentários estão a alegrar este meu dia.

* foto tirada na Nazaré no mês passado.
 
FM


Canção na plenitude

Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
busca te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

Lya Luft


*


Comentários

  1. Linda foto e parabéns por estares linda assim aos 60, começando uma nova fase!E eu, com 68 te digo, que apenas passam os anos, o corpo muda, mas nossa cabeça ainda pede o brincar de crianças... FELICIDADES! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Fê eu já faz tempo que entrei no grupo das sexagenárias,não importa se não estamos com a pele de seda,mas
    o coração está feliz e temos que agradecer ao Mestre por nos dar essa oportunidade de chegarmos nessa idade com a cabeça
    boa.
    Que Deus a proteja hoje e sempre.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  3. Estás de Parabéns, Minha Querida Amiga ! ... Uma idade muito linda ! ... Claro que "sexy" e não "sexa" ! eheheh
    Pareces estar nos quarentas ! :)
    Que texto tão "familiar" me parece o teu, como que escrito por mim, com algumas diferenças (não significativas para mim) !
    Sabes que essa sensação de não pensarmos ser possível termos a idade que temos se vai manter no teu futuro ? ... É impressionante como não sinto o tempo passar por mim !!! ... Se me disserem que tenho a idade que tenho, ... não acredito !!! rsrsrs
    Aos 15, vemos os de quarenta velhinhos ; quando eu tinha 28, o que eu me ri de terem oferecido um Alfa Romeo a um "velhinho" que fez 50 !!! rsrsrs ... Como os mais jovens estão tão enganados !!! ...

    Fascinação sempre lindo ! :)

    Continuação de um Belo dia para ti ! :)

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, minha querida!
    Neste teu dia especial, um dia pleno de positividade e felicidades pra ti, que és uma pessoa luminosa com
    a sensibilidade da arte, poesia e a vida pulsando em ti...
    Como já dissestes que és praticante de meditação, que a luz protetora do silêncio meditativo te envolva e
    te inspire sempre nas tuas escolhas sábias nesta construção diária que é a felicidade.
    Apreciei e sempre aprecio a tua poética e tuas belas escolhas, querida Fernanda!
    Beijo e abraço afetuoso de aniversário em ti.

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns. Que a felicidade resida sempre no seu coração. Amei tudo

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá, Fê, lindo, texto por demais inteiro! E lindo. Afinal, por que e como ter sempre 40 e seus arredores? Quero chegar aos 100, mas com qualidade de vida, saúde propriamente. Comove teu texto pela verdade, pela pureza das palavras sem rodeios, sem subterfúgios em querer aparentar menos. Só desejo saúde e lucides, cada vez mais pra você! O resto... é o resto.
    Beijinhos.
    E por falar em Lya Luft, ela é fantástica. É daqui, da minha cidade. E Elis Regina, também. rss

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabéns.Que a vida lhe sorria sempre Fê. P.s - tive de mandar esta mensagem em anónimo porque estou na Rep.Checa e não consegui aceder à conta google, mas não queria deixar passar esta data sem lhe enviar um beijinho. SAMNIO

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns querida amiga ,que Deus continue iluminando a sua vida com muitas alegrias ,especialmente junto das pessoas que mais ama ,muitos beijinhos no seu lindo coração ,felicidades

    ResponderEliminar
  9. Então, muitos parabéns, Fernanda, muitas felicidades e muitos anos de vida com saúde, dinheiro e amor.

    Envelhecer não é para cobardes, usando as palavras da Mae West. Mas uns são mais cobardes do que outros.

    ResponderEliminar

  10. Então muito parabéns e um feliz Aniversário.
    A música e o poema da Lya Luft ficaram aqui muito bem.
    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns, ó sexagenária ..... e eu que estou quase, quase , quase septuagenária! Eh eh eh eh eh.....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Feliz Aniversário Amiga. A amiga está a entrar e eu estou de saída.É que estou como a Graça. Quase, quase...
    Gosto do poema. E da música
    Abraço de vida

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns e beijinhos
    (gostei do poema da Lya Luft)
    Gábi

    ResponderEliminar
  14. Muitos Parabéns, amiga Fernanda. Para sexygenária estás muito bem conservada. :))
    No ano passado ainda ofereci, numa prenda conjunta para ti e Graça, uma Pilita Alentejana...
    como as coisas andam más para todos, este ano ofereço um abraço- separado - e votos de muita felicidade e saúde.

    Beijinhos, que a vida te conserve sempre jovem e sorridente.
    A foto, em cima, mostra um grupinho muito animado.:)

    Um grande abraço. Dia Feliz.

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns, querida Fê. Deixe-me dizer-lhe que está excelente. Que a vida lhe continue a trazer saúde, inspiração e boa-disposição.

    Muitas felicidades!

    Um beijinho, com amizade :)

    ResponderEliminar
  16. Prima Fê, muitas felicidades,, bem-vinda aos sexo-genarios..
    Parabéns minha prima
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  17. "A maturidade que consegue rir
    quando em outros tempos choraria,"

    Citação de septuagenário

    E já agora um beijo
    De parabéns? Claro!

    ResponderEliminar
  18. Oh, que lindo Fê, meus parabéns querida e que cada dia seja de renovar esta esperança que afaga o coração.
    Uma bela idade para nós com esta vontade de viver que nos inspira pelos anos.
    Que Deus a ilumine em sua jornada nesta nova fase.
    Bjs.
    Um bom fim de semana com paz e alegrias.

    ResponderEliminar
  19. Está óptima.
    O que é que interessa o BI???
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  20. A idade está na cabeça. Os efeitos físicos dela é que não! :)

    ResponderEliminar
  21. Ah, os 60 anos! Que idade! Idade da Poesia, do sorriso às adversidades, que se tornam mínimas aos jovens altares da mente. Que bonitos, os 60 anos! E quão bonito, imagino, esse Grupo das Sexygenárias! Parabéns, Fernanda!

    ResponderEliminar
  22. Bom dia, sexy/genárias? estão muito bem, pelo aspecto estão em grande forma, aos 60 anos é difícil ter o corpo de uma menina de 20 anos, ou correr os 100 metros na mesma velocidade, mas ganhou a sabedoria, saber dialogar e ouvir, a tolerância e outras coisas mais, tenho 99, no próximo mês de Junho faço 100 anos, sinto-me bem como se tivesse 60 anos, com a sua idade é uma jovem ao pé de mim.
    AG

    ResponderEliminar
  23. Parabéns linda!
    Temos a mesma idade!
    Também eu sinto que a idade não é muita mas alguma ... e que as forças vão faltando mas que fazemos tudo por nos sentirmos bem!!!
    Adoro ler as suas poesias e sinta_se bem feliz!!! Bj

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde, querida amiga Fê!
    Ter mais de sessenta é uma bênção!
    Tem épocas em que a gente se sente sem dor e fica serelepe outras, com muita dor mas vale a pena ser sessentona... rs...
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar
  25. Não gosto da palavra sexygenária! que tem uma carga depreciativa.
    O que interessa é ser-se interessante, brilhante, irradiar aquela luz que ilumina almas generosas, as que fazem felizes os outros. E, a Fernanda, revela uma sensibilidade bela. As maiores felicidades e saúde por muitos.
    Bj.

    ResponderEliminar
  26. Um belo conjunto sexy :)
    Espero que tenhas passado feliz e bem divertido.

    Beijinhos Fernanda

    ResponderEliminar
  27. Parabéns pelo teus 60 anos.
    E, pelo que vi na foto, não estás nada má... antes pelo contrário.
    Bom fim de semana, amiga Fernanda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  28. PARABÉNS!...

    A idade é um estado de alma e a alma não tem rugas. Tem? :)

    Beijo

    Lídia

    ResponderEliminar
  29. Parabéns querida amiga!
    Muitas felicidades nessa nova etapa de sua vida!
    Nós não estamos envelhecendo... estamos melhorando!
    Um grande abraço.
    bjus

    ResponderEliminar
  30. O blog de um pássaro azul que voluntariamente se extingue para num mesmo acto criar um novo blog parece-me algo "mitológico", onde as cinzas não são para aqui chamadas.
    Desejo-te blog uma longa vida para satisfação de quem te criou e também dos que por aqui "esvoaçarem".
    Aproveito para me repetir: PARABÉNS Fê por outro ano completado. Do novo ano que agora se inicia voltaremos a falar em 2018.
    Beijos envoltos em sorrisos

    ResponderEliminar
  31. Os meus Parabéns atrasados ! Muitas e Muitas Felicidades Fê !

    ResponderEliminar
  32. Cara Fê. Quero-lhe desejar Muitos Parabéns, pelas suas 60 Primaveras. Primaveras que embelezam o jardim do seu conhecimento e sensibilidade enquanto Ser Humano. Que a vida a continue a premiar com muitas Primaveras.

    p.s - Cara Fê, no dia 6, estava fora do país, tentei postar aqui uma mensagem. Não consegui com a conta google. Tentei em anónimo, mas também verifico que não ficou, por isso o estou a fazer agora "fora de horas".

    Muitos Parabéns.

    ResponderEliminar
  33. Um bocadinho atrasada... pois estes últimos dias têm sido bastante preenchidos... mas enviando os meus sinceros parabéns, Fê... que é uma sexigenária, com muita pinta! Como tão bem confirma a imagem!...
    Votos de muitos parabéns, e que este dia se repita por muitos e bons anos, com muitas alegrias, e saúde... para ver crescer os netos... que com certeza, qualquer dia vêm por aí, certamente, não tarda...
    Beijinhos! Esperando que este dia, tenha sido passado de uma forma muito feliz e em boa companhia, e desejando-lhe a continuação de dias felizes...
    Ana

    ResponderEliminar
  34. Prima
    Peço desculpa a falta de tempo de andar por aqui. outras redes sociais, me o mês do autismo me têm ocupado.
    Mas não esqueci , e espero que tenha tido um aniversário à medida da amizade nos transmite.
    E digo-lhe mais está um sexagenária, muito sexy.
    Beijinhos e conte muitos com o essencial da vida 0 trivial que sempre desejamos saúde paz e amor

    ResponderEliminar
  35. Parabéns, Fê!
    O poema escolhido é belíssimo.
    Há perdas, mas também ganhos...
    Saboreemos a vida com vagar e sabedoria!
    Beijinho e muita saúde :))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

o melhor lugar para tocar alguém será sempre o coração.

obrigada por estarem desse lado.