domingo, 12 de novembro de 2017

{ dos lotófagos }


Na mitologia grega existia um povo que vivia numa ilha no Norte de África, os Lotófagos, porque se alimentavam de flores de lótus. Esta planta era conhecida pelo seu efeito narcótico, causando amnésia e um sono tranquilo.
Na Odisseia de Homero há um episódio no qual três homens são enviados para a ilha de forma a investigá-la, no entanto, por comerem as flores de lótus como os restantes habitantes, esquecem que têm que voltar para o barco.
Mais tarde, Ulisses consegue resgatar os homens mas teve que os amarrar ao navio para que eles não voltassem para a ilha, tal a sua sedução.
Através desta história, Homero demonstra toda a sua criatividade e conhecimento a respeito do ser humano, a amnésia causada pela flor de lótus é algo que muitas pessoas desejam: a possibilidade de começar de novo, de renascer de esquecer as dores do passado.
Alguns de nós decerto não enjeitaria a oportunidade de provar o doce lótus, é tentador, não é ? :)

Meus amigos não ingeri a tal flor de lótus, não sofro de amnésia, portanto não vos esqueci, ainda ando por aqui em "modo silêncio". 
“Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu.”
(Eclesiastes)
*

11 comentários:

  1. Olá, querida amiga Fê!
    Não me esqueço de você também.. é impossível!
    Lembrei-me da flor de lótus nos jardins do Palácio de Sintra e nos Jardins de Belém... Lindo tudo por aí!
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Estou recomençando minha vida na melhor das idades... vale a pena! Bjm

      Eliminar
  2. Nunca me nego a responder a qualquer desafio ou questão?
    Se para mim seria tentador? A resposta é não!
    Somos a memória que temos,
    se a perdemos morremos

    e não se nasce duas vezes

    (folgo em que o "meu pássaro azul"
    tenha saído do seu "modo silêncio")

    ResponderEliminar
  3. Nós também ainda não a esquecemos e por aqui continuamos.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  4. Belo texto. Adoro a imagem.
    O importante é sentir-se bem. Tudo de bom para si.

    Beijinhos e um excelente semana

    ResponderEliminar
  5. Si, realmente, nos sucede eso con más frecuencia de lo que somos capaces de comprenderlo porque los seres humanos somos esencialmente emocionales y nos distraimos de lo que es esencial e importante, es decir, nos dejamos drogar por las ilusiones: somos ilusos por naturaleza.

    Interesante tema realista, gracias por compartirlo. Un abrazo. Franziska

    ResponderEliminar
  6. Eu não gostaria de ingerir a flor de Lotus. A memória do que vivi é a minha única riqueza.
    Gostei de ver que interrompeu o silêncio. Tenho saudades suas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Interessante história, eu estou como a Elvira, não gostaria de "apagar" as minhas memórias, umas são boas, outras menos boas, mas são a minha vida.
    Um grande beijinho.
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  8. Bom dia

    Lá se vão esgotar as flores de lotus em muitos lugares deste País, lool
    Fiquei seguidor do seu lindo e sedutor blogue
    .
    { Suporta o coração a ilusão, o ódio, o desamor }
    .
    Deixo cumprimentos e os votos de uma Quarta-Feira muito feliz.
    .

    ResponderEliminar
  9. Lindo texto e imagem !
    a flor é belíssima !
    Gosto das minhas recordações , vivo falando nelas , rs
    Tenho sonos tranquilos, mas queria ter mais! comeria muitas flores

    abraços

    ResponderEliminar

o melhor lugar para tocar alguém será sempre o coração.

obrigada por estarem desse lado.